quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL


Que a comunicação faz todo um diferencial dentro de uma empresa, isso todo mundo sabe. O engraçado é que poucos dirigentes aplicam a comunicação corretamente. E quem pensa que no universo educacional é diferente, está completamente enganado. Só profissionais competentes, com liberdade e autonomia para desenvolver seus projetos, sabe de tudo o que a comunicação é capaz. 
Para atingir uma comunicação eficaz, as instituições educacionais estão se conscientizando sobre a necessidade de manter sempre bem informado seu público alvo: alunos, professores, pais de alunos, colaboradores e comunidade que a cerca. O objetivo é transformá-los em multiplicadores das ações desenvolvidas pela organização bem como multiplicadores da imagem institucional da empresa.
Poucas instituições de ensino dispõem de canais de credibilidade junto aos seus públicos. A maioria opta por trabalhar apenas com a comunicação externa, e o que é pior, de forma precária.
Há necessidade extrema de estabelecer um canal de comunicação para transformar acontecimentos acadêmicos em notícia com dados interessantes e relevantes e não em notas repletas de adjetivos, bem como estreitar os laços entre instituições e seus principais usuários está cada vez mais clara.
Hoje em dia, já é possível notar a constante busca das instituições de ensino por melhores formas para trabalhar a comunicação interna e externa, unindo informação e integração através de ações adequadas.
Instituições que antes atuavam de forma passiva nas questões educacionais, hoje são forçadas a atuarem de forma ativa para satisfazerem as expectativas e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo.
            A comunicação torna-se um importante diferencial para uma instituição pelo seu poder de estabelecer relacionamentos internos e externos com seu público alvo e assim, criando e mudando os conceitos de educação, comunicação e marketing.
            Considerando que a construção de uma comunicação eficiente e coerente da instituição constrói-se principalmente dentro de si mesma, ou seja, com seu público interno, é importante destacar os instrumentos que possibilitam o acontecimento dessa comunicação interna. Para tanto, é cada vez mais comum a utilização de ferramentas de comunicação para garantir a expansão ou simplesmente a sua existência no mercado.
            É dever das ferramentas de comunicação intermediar as relações entre a organização e seu público. Quando aplicadas corretamente são eficazes e muitas vezes, ajudam a transformar seus públicos em formadores de opinião e ainda conquistam a sua empatia em favor da instituição.
            Incentivar o público interno, principalmente, a ser defensor da organização fazendo com que eles “vistam a camisa” pode ser um grande e importante diferencial oferecido pelas instituições de ensino.  


Por: Lillian Maria do Amaral Nogueira
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A COMUNICAÇÃO COMO UM TODO

Quase tão importante que respirar é comunicar. A comunicação é a principal responsável pela relação existente entre as pessoas e os diversos grupos da sociedade. Sem ela, relações afetivas, trabalhistas ou comerciais seriam impossíveis.

Carlos Alberto Rabaça e Gustavo, no livro Dicionário de Comunicação (Rio de Janeiro, Editora Codecri, 2001, p.155), definem a comunicação como “conjunto dos conhecimentos (linguísticos, psicológicos, antropológicos, sociológicos, fisiológicos, cibernéticos, etc) relativos aos processos de comunicação”.

Derivada do latim “comunicar”, a palavra comunicação significa tornar comum.

Segundo Maria Alzira Pimenta, autora do livro Comunicação Empresarial (Campinas, Editora Alínea, 2006, p.20) “a comunicação é o reflexo da cultura humana, ao mesmo tempo em que se possibilita a sua construção e disseminação”.

Enfim, a comunicação pode ser verbal e não verbal. A verbal se dá através de palavras escritas ou faladas. E a não verbal quando a comunicação é feita através de gestos ou símbolos como desenhos, imagens e emissão de sons.

Ao longo dos anos, a comunicação foi evoluindo e continua a evoluir originando cada vez mais novos canais de comunicação. Atualmente, a comunicação possui uma vasta lista de meios de comunicação de massa, dos quais, entre os mais populares estão: jornal, revista, livro, televisão, rádio, telefone, cinema e internet.

Apesar das escritas serem atingidas no mundo empresarial, oficialmente foi durante a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, que a comunicação entrou para o cenário das empresas de todos os segmentos, dando início a uma sociedade de consumo.


Por: Lillian Maria do Amaral Nogueira
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.