Quase tão importante que respirar é comunicar. A comunicação é a principal responsável pela relação existente entre as pessoas e os diversos grupos da sociedade. Sem ela, relações afetivas, trabalhistas ou comerciais seriam impossíveis.
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo, no livro Dicionário de Comunicação (Rio de Janeiro, Editora Codecri, 2001, p.155), definem a comunicação como “conjunto dos conhecimentos (linguísticos, psicológicos, antropológicos, sociológicos, fisiológicos, cibernéticos, etc) relativos aos processos de comunicação”.
Derivada do latim “comunicar”, a palavra comunicação significa tornar comum.
Segundo Maria Alzira Pimenta, autora do livro Comunicação Empresarial (Campinas, Editora Alínea, 2006, p.20) “a comunicação é o reflexo da cultura humana, ao mesmo tempo em que se possibilita a sua construção e disseminação”.
Enfim, a comunicação pode ser verbal e não verbal. A verbal se dá através de palavras escritas ou faladas. E a não verbal quando a comunicação é feita através de gestos ou símbolos como desenhos, imagens e emissão de sons.
Ao longo dos anos, a comunicação foi evoluindo e continua a evoluir originando cada vez mais novos canais de comunicação. Atualmente, a comunicação possui uma vasta lista de meios de comunicação de massa, dos quais, entre os mais populares estão: jornal, revista, livro, televisão, rádio, telefone, cinema e internet.
Apesar das escritas serem atingidas no mundo empresarial, oficialmente foi durante a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, que a comunicação entrou para o cenário das empresas de todos os segmentos, dando início a uma sociedade de consumo.
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.
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