quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A COMUNICAÇÃO COMO DIFERENCIAL


Que a comunicação faz todo um diferencial dentro de uma empresa, isso todo mundo sabe. O engraçado é que poucos dirigentes aplicam a comunicação corretamente. E quem pensa que no universo educacional é diferente, está completamente enganado. Só profissionais competentes, com liberdade e autonomia para desenvolver seus projetos, sabe de tudo o que a comunicação é capaz. 
Para atingir uma comunicação eficaz, as instituições educacionais estão se conscientizando sobre a necessidade de manter sempre bem informado seu público alvo: alunos, professores, pais de alunos, colaboradores e comunidade que a cerca. O objetivo é transformá-los em multiplicadores das ações desenvolvidas pela organização bem como multiplicadores da imagem institucional da empresa.
Poucas instituições de ensino dispõem de canais de credibilidade junto aos seus públicos. A maioria opta por trabalhar apenas com a comunicação externa, e o que é pior, de forma precária.
Há necessidade extrema de estabelecer um canal de comunicação para transformar acontecimentos acadêmicos em notícia com dados interessantes e relevantes e não em notas repletas de adjetivos, bem como estreitar os laços entre instituições e seus principais usuários está cada vez mais clara.
Hoje em dia, já é possível notar a constante busca das instituições de ensino por melhores formas para trabalhar a comunicação interna e externa, unindo informação e integração através de ações adequadas.
Instituições que antes atuavam de forma passiva nas questões educacionais, hoje são forçadas a atuarem de forma ativa para satisfazerem as expectativas e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo.
            A comunicação torna-se um importante diferencial para uma instituição pelo seu poder de estabelecer relacionamentos internos e externos com seu público alvo e assim, criando e mudando os conceitos de educação, comunicação e marketing.
            Considerando que a construção de uma comunicação eficiente e coerente da instituição constrói-se principalmente dentro de si mesma, ou seja, com seu público interno, é importante destacar os instrumentos que possibilitam o acontecimento dessa comunicação interna. Para tanto, é cada vez mais comum a utilização de ferramentas de comunicação para garantir a expansão ou simplesmente a sua existência no mercado.
            É dever das ferramentas de comunicação intermediar as relações entre a organização e seu público. Quando aplicadas corretamente são eficazes e muitas vezes, ajudam a transformar seus públicos em formadores de opinião e ainda conquistam a sua empatia em favor da instituição.
            Incentivar o público interno, principalmente, a ser defensor da organização fazendo com que eles “vistam a camisa” pode ser um grande e importante diferencial oferecido pelas instituições de ensino.  


Por: Lillian Maria do Amaral Nogueira
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.

Um comentário:

  1. Lillian, Tudo bem?
    Gostei do seu texto, porém, é muito dificil trabalhar com tudo isso quando se não tem uma estrutura adequada dentro da organização de ensino para trabalhar. Eu mesmo trabalho em uma Instituição de ensino e me vejo mais trabalhando com o público externo que o interno. E mais, sou o único na Instituição tomando conta de 1000 alunos, 90 professores, 40 funcionários. Como posso fazer estratégias para o público interno, sendo que a todo momento tenho campanhas?
    Então é isso. Caso tenha uma ideia, comente. Acesse o meu blog...vixcomunicacaoestrategica.blogspot.com

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