Jornal Empresarial é uma opção para melhorar a comunicação em ambiente coorporativo
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ALGUNS DOS JORNAIS PRODUZIDOS POR MIM. |
Muitas empresas encontram no jornal organizacional a ferramenta mais adequada para desenvolver a comunicação, almejando expansão dos serviços e fortalecimento da marca no mercado. É uma forma de informar suas ações e estabelecer uma comunicação periódica e institucional da organização com o público ao qual se pretende dirigir.
Popularmente conhecido como Informativo de Empresas ou Jornal, o house organ é um veículo de comunicação de caráter institucional editado especialmente para a comunicação com um determinado público alvo. Geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade, podendo assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
O house organ é uma eficaz ferramenta de estímulo para os universitários e professores. Pode apresentar linguagem mais informal e às vezes divertida, abusando das imagens e ilustrações. Entre suas funções, está a motivação gerada através da valorização.
Acredito realmente na eficácia do house organ como ferramenta de comunicação em qualquer tipo de empresa. No entanto, é fundamental aplicá-lo corretamente e em conjunto com outras ferramentas de comunicação.
Pelo que pude constatar, o house organ está prosperando cada vez mais. Aos poucos, ganha mais espaço perante o seu público e mostram a tendência de se tornar a principal ferramenta de comunicação entre empresa e seus colaboradores. É certo afirmar que o house organ ainda precisa de melhorias. A principal delas, sem dúvida, está na conscientização dos dirigentes e dos responsáveis pelo setor de comunicação sobre sua importância. Outra melhoria, bem mais fácil de ser aplicada, é quanto ao planejamento.
Também existem falhas imperdoáveis na linha editorial dos house organs. A solução seria uma reforma na política editorial do jornal, ou seja, deixar de lado elogios e discursos que enaltecem a instituição como se ela fosse a única, simplesmente a melhor, como é colocado por Wilson Bueno no livro ‘Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica’. Mas infelizmente, essa parece ser a linguagem mais utilizada pelas empresas, cobrada por todos aqueles que decidem pela circulação ou não da publicação.
Por outro lado, acredita-se que a maioria dos leitores, com certeza, prefere pegar o jornal produzido pela sua instituição para ler matérias jornalísticas, que transmita a informação com clareza, objetividade, livre de parcialidades e capazes de levar o próprio leitor a formar sua própria opinião sobre determinado assunto.
Por: Lillian Maria do Amaral Nogueira
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.
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