A comunicação como uma questão de sobrevivência
Com a globalização, o avanço de novas tecnologias da informação e eterna luta pela competitividade a comunicação passou a ser mais presente nas empresas, apesar de ainda estar muito longe de se valorizada como deveria. Na tentativa de permanecerem no mercado, em posição de destaque, empresas de todas as áreas e segmentos vêem buscando alternativas para estabelecer formas de comunicação com o ambiente em que está inserida. Formas essas cada vez mais eficazes. Porém, na prática, é muito comum empresas não aplicar suas próprias escolhas por alternativas de comunicação de forma adequada.
As mudanças que ocorrem constantemente em todas as organizações exigem maior atenção à sua imagem, fundamental para sua sobrevivência no mercado. A imagem pode influenciar direta ou indiretamente a qualidade dos serviços prestados por uma empresa.
Hoje, mais do que nunca, empresas de todos os segmentos se vêem induzidas a se adequarem aos novos padrões de eficácia e eficiência e a acompanhar as mudanças tecnológicas para melhorar os serviços prestados aos seus usuários. A busca é no sentido de renovar, satisfazer às novas necessidades e atentar para a concorrência cada vez mais acirrada.
A solução mais comum na luta pela competitividade está, na maioria das vezes, na comunicação empresarial que, por meio de suas inúmeras ferramentas, cria uma familiaridade e integração entre a empresa e seus principais públicos. Ao levar informação a todos os envolvidos direta ou indiretamente na organização, amplia a visibilidade das ações da empresa, projetando uma imagem positiva e aumentando a confiança do público em relação a seus serviços e profissionais. Em consequência, a organização pode indiretamente ampliar sua atuação no mercado e alcançar metas de vendas.
Por: Lillian Maria do Amaral Nogueira
Texto produzido para monografia da Pós-Graduação em Comunicação Empresarial com adaptações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário