Através dessas redes é possível encontrar interatividade, comunicação direta e instantânea, fortalecimento da imagem e empregabilidade.
Redes Sociais como Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, Linkedin, Foursquare, Myspce, Blogs, entre muitas outras, viraram “febre” não só entre as pessoas como também entre as empresas. A cada dia que passa, aumenta tanto o número de internautas inscritos em tais redes como o de empresas cadastradas. Comportamento que se deve pelo novo perfil do consumidor, totalmente conectado à Rede Mundial de Computadores, o que exige do mundo empresarial muito mais do que uma simples página na internet: interatividade.
Muitas empresas vêem nas Redes Sociais possibilidades de fortalecimento da imagem, valorização da marca, comunicação ativa e identificada, difusão do conhecimento, fidelização do cliente e identificação de novas lideranças. De fato, elas permitem tudo isso e muito mais. São capazes de organizar grupos de relacionamento, testar o mercado e ainda oferecer uma relação transparente e instantânea, além de outras inúmeras possibilidades.
Segundo pesquisa realizada pelo site TI Inside, os usuários de internet passam 3,7 horas por mês em sites de redes sociais. Só em maio de 2009, no mundo, mais de 734 milhões de páginas de redes sociais foram acessadas, representando 65% da audiência de internet. A pesquisa também revela que o Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países com maior número de acesso às redes sociais. De acordo com a consultoria ComSocore, líder mundial na medição de web, o brasileiro visita, aproximadamente, 1,22 mil páginas de redes sociais mensalmente, chegando a passar, em média, mais de seis horas por mês.
A grande adesão às redes sociais e à velocidade com que a informação é disseminada obriga, principalmente as empresas, a tomar cuidado redobrado. Não basta estar presente. É preciso disponibilizar conteúdo, relevar e monitorar tudo o que é exposto sobre uma corporação, marca, produto, bem ou serviço. É nesse contexto que as empresas presentes nas Redes Sociais vêm dando sua maior contribuição para o mercado de trabalho. Atualmente, são as principais responsáveis pela contratação de um novo tipo de profissional, o de Mídias Sociais.
Mas quem são esses profissionais? São, em grande maioria, profissionais da área de Comunicação Social e Marketing, como jornalistas, publicitários, relações públicas e profissionais de Marketing. Torna-se cada vez mais necessário a figura constante de um profissional específico para trabalhar com essas novas mídias. Entretanto, não basta ter formação em Comunicação Social ou áreas afins, é preciso curiosidade, muita pesquisa e interesse sobre o assunto para construir uma carreira promissora na nova área que surge.
Com tantas vantagens para internauta, empresas e profissionais da área, não há como encarar as Redes Sociais como simples páginas de web. Suas inúmeras possibilidades garantem o sucesso e a permanência de tais redes por muitos e muitos anos. A tendência, como já vem acontecendo, como o caso do Orkut, que ganhou nova configuração, é que elas ganhem cada vez mais recursos e abram caminhos para novas ferramentas ainda mais interativas. Esse sim, é o futuro das Mídias Sociais.
Lillian Maria do Amaral Nogueira
Jornalista - Especialista em Comunicação Empresarial
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